10.9.09

a percepção e o mundo

a percepção é a maneira pela qual tornamos conscientes pessoas, objetos, fatos e situações.
olhem atentamente para a imagem acima. no mundo dos arquitetos ela é bem famosa... é de escher: um artista gráfico, que era também matemático, fotógrafo e arquiteto. mas o enredo agora não é escher, mas sim a maneira como tornamos conscinetes a sua gravura. se focamos no primeiro nível percebemos a cascata na horizontal. se focamos na queda d'água então percebemos que não há horizontalidade... então, percebermos a gravura desta ou daquela forma depende do foco ao qual nos atemos.
se ampliarmos um pouco esta afirmativa para uma realidade mais abrangente, então, o mundo poderá ser percebido segundo o que queremos focar.
vindo na contra-mão, segundo as palavras de gandhi: seja a mudança que quer ver no mundo. ou seja: mude a sua maneira de perceber o mesmo mundo de sempre e ele será um mundo totalmente novo toda vez que você desejar que ele seja e fizer o movimento de percebê-lo assim.
já se perguntou o que acontece
quando, de repente, abrimos os olhos e não enxergamos mais as coisas como antes? o que foi que mudou? "as coisas" ainda são as mesmas. têm as mesmas moléculas e elas ainda se agrupam da mesma forma. continuam reais, concretas, existindo sob a mesma ordem, de fato e da mesma maneira que sempre existiram. mas não são mais as mesmas!! então, o que foi que mudou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário