27.5.09

hoje

o mundo de hoje é reflexo da divisão e da confusão que acontece dentro de cada um de nós. ele é sombrio, frio, seco, áspero, duro. nos endurece e devolvemos para o mundo uma dureza ainda maior. isso tem que mudar. essa transformação precisa ocorrer dentro de cada um, só assim o mundo poderá ser diferente algum dia. "erra, quem sonha com a paz, mas sem a guerra" não uma guerra declarada, mas sim uma guerra moral, ética e da consciência. uma transformação interior muito profunda precisa ocorrer o mais rápido possível. para que ela se inicie é necessário darmos o primeiro passo e esse passo inicial é na direção de dentro. para dentro de nós mesmos. precisamos urgentemente irmos nos encontrar no nosso interior. como cobrar respeito do poutro se não temos respeito por nós mesmos? o mundo precisa se reencontrar... literalmente está perdido! precisa do reencontro, da reunificação. somos todos as mesmas partes do mesmo todo. a reunificação precisa ocorrer.

26.5.09

mudança

páro no meio do meu dia para refletir sobre os últimos acontecimentos. os últimos acontecimentos são uma mudança de curso. podem me levar onde eu ainda não fui... são mudanças. são muitas. são profundas. grandes mudanças podem remover o lodo colado no fundo do tanque. arrancá-lo fora. levar tudo o que não serve mais, o que é inútil. o duro é quando você se prende aos velhos padrões, aos velhos hábitos, ao lodo. o lodo não é o fundo do tanque, mas ele está lá há tanto tempo que você nem lembra mais como é o fundo do tanque sem ele... qual a cor, a textura, se é quente ou se é frio... se você gostava do fundo do tanque antes do lodo chegar...
os hábitos não são você, por mais antigos que sejam, por mais enraizados que estejam... talvez isso seja asssim há tanto tempo que você nem consiga de fato se dar conta do que não é você. ou do que É.
temos oportunidades de fazer limpezas diárias em nossas vidas, e assim, talvez, evitar que as grandes mudanças tenham que ocorreer, mas sobrevivendo ao turbilhão de acontecimentos e emoções e desejos, não as fazemos. as mudanças são a porta de entrada para o novo, para o desconhecido, para o intocado... dão medo! mas, certamente são o portal do novo que só pode chegar quando o velho sai. talvez seja melhor não criar resistência. talvez seja melhor viver a mudança, pois ela tem que acontecer... então, viva-a de forma consciente: dialogue com ela. pergunte honestamente a que veio. pergunte o que quiser, honestamente. olhe para ela de frente, não de lado, desconfiado, meio não querendo olhar, mas de frente, nos olhos. melhor ainda, olhe para ela com o coração. com certeza ela veio pra remover o lodo que ficou espesso porque você não o removeu logo que ele chegou.

opostos

não há abrigo contra o mal nem sequer a ilha idílica na qual a mulher e o homem vivam afinal qual se quer tão só de amor num canto qualquer. erra quem sonha com a paz mas sem a guerra o céu existe pois existe a terra assim também nessa vida real não há o bem sem o mal. nem há amor sem que uma hora o ódio venha bendito ódio ódio que mantém a intensidade do amor, seu ardor, a densidade do amor, seu vigor e a outra face do amor vem a flor na flor que nasce do amor. porém há que saber fazer sem opor o bem ao mal prevalecer e o amor ao ódio incerto em nosso Ser se impor e a dor que acerta o prazer sobrepor e ao frio que nos faz sofrer o calor e a guerra enfim a paz vencer. e a guerra enfim a paz vencer... erra quem sonha com a paz mas sem a guerra o céu existe pois existe a terra assim também nessa vida real não há o bem sem o mal. nem há amor sem que uma hora o ódio venha bendito ódio ódio que mantém a intensidade do amor, seu ardor, a densidade do amor, seu vigor e a outra face do amor vem a flor na flor que nasce do amor. na flor que nasce do amor... na flor que nasce do amor... na flor que nasce do amor... [pedro luís e carlos rennó]

22.5.09

amor

falo de amor, não de desejo.
amar não é desejar, sem respeito, sem sentido, inconsistente, intolerante, irresponsável...
amar é debaixo da pele, atrás dos pensamentos e das emoções. no lugar do coração e dos sentimentos. lá mesmo, bem pertinho de onde você existe de verdade, inteiro, em paz e feliz.
amar é entrega, é partilha, é comunhão.
falo de amor como a mais Perfeita Manifestação da Presença Divina em nós mesmos. como a Manifestação da Presença, e só. do Ser. do Ser. do Ser...

19.5.09

aprendizado

depois de muitos dias me debatendo em silêncio, no escuro, o sol volta a brilhar e minha alma novamente floresce. as palavras querem sair para compartilhar a trilha e a caminhada, após uma longa pausa para absorver e sintetizar o ensinamento.
não há porque criar resistência contra nada que seja imposto pela vida.
a vida é a trilha sagrada, a estrada divina, que te encaminha na direção da unificação final. as muitas pedras e os muitos cascalhos afiados que por vezes até nos arrancam sangue são na verdade os carinhos da vida para que você se dobre, se molde, para que você saia da rígida fôrma. [o acento é apenas pra diferenciar fórma de fôrma. fôrma me soa ainda mais rígido!]
aos poucos, você que se conectou a espiritualidade e aprendeu a rever seus básicos conceitos, mas ainda está muito endurecida pelas pancadas umas atrás das outras, vai percebendo que não basta a espiritualidade, é preciso praticá-la. começa a sua rendição. você levanta a bandeira branca. vai ficando mais solta, mais mole, mais disforme. perde a rigidez e os rótulos e ganha a leveza que lembra a juventude, dona de muitas folhas em branco no seu caderno e da oportunidade de escrever da melhor forma a sua trajetória...
você que não é mais tão jovem escolhe re-es-cre-ver a sua vida.
ferramentas novas são inseridas no seu dia-a-dia e você não tem mais a escolha de não aceitá-las, então, você as recebe. sofre até. se debate toda. chora lágrimas de tristeza das profundezas do seu Ser e por fim, sob a luz sagrada, você se curva, se prostra, recebe e aceita.
a sua dor se transforma então em amor e o ensinamento enfim pode se manifestar. um capítulo novo da sua trajetória pôde ser reescrito com sabedoria e dignidade. você se sente fortalecida novamente e unificada.

na trilha sagrada não há lugar para o medo, só para o amor. estou na trilha sagrada. acredito na boa semeadura para a boa colheita. semeio o amor, recebo e aceito.

18.5.09

essência

passo muito tempo pensando sobre o que é realmente importante. o que nos move por inteiro, o que nos nutre, o que nos acalenta. uma coisa que me retira do ar por alguns momentos é poder vivenciar o essencial e investigá-lo. parece que acesso uma dimensão em paralelo, que me conduz a um lugar novo, cheio de luz e de paz. são momentos mágicos. descobri que esses momentos existiam fora dos contos de fadas quando ainda era uma menina.
a amizade verdadeira é pura essência, o carinho de uma criança e suas palavras ingênuas são pura essência. a essência pode estar em olhares, gestos, palavras, carinhos, presenças... a essência é o néctar do coração, do amor. essencial é tudo o que é de verdade.
...passo muito tempo pensando também a respeito do momento quando o essencial deixou de estar presente em nossas vidas. no momento em que nos distanciamos das verdades e de querer encará-la, compreendê-la, chegar até o seu alicerce e seguir com ela até o cume, até o topo.
durante muito tempo fui encarada com maluquinha porque não via sentido em coisas corriqueiras e porque dava tanto valor a coisas tão simples. quanto mais simples, quanto mais puro, mais essencial... eu não era, nem sou maluca...
não me vale viver se não for pela essência, com a essência e através dela. não me vale mais nem um minuto e nem um pensamento se não for verdadeiro e real.