1.12.10

Yoga no tratamento da fibromialgia. Publicado 19/10/2010, no blog do Dr. Ruguê

Todos nós que praticamos Yoga temos uma clara percepção dos efeitos da prática sobre a saúde. Métodos simples, fáceis, harmoniosos, nos reequilibram, promovem a saúde e a longevidade e, também, trata doenças estabelecidas. Em nosso esforço de demonstrar trabalhos científicos reconhecidos sobre o tema, apresento aqui uma pesquisa publicada na respeitada revista médica Pain, realizado por pesquisadores da Universidade de Ciência e Saúde de Oregon – USA.
Prática de ioga pode reduzir sintomas de fibromialgia, indica estudo:
Alongamento, meditação e respiração controlada podem ajudar as pessoas que sofrem com as dores musculares e articulares que caracterizam a fibromialgia. Em estudo com 53 mulheres com fibromialgia, pesquisadores da Universidade de Ciência e Saúde do Oregon, nos EUA, observaram bons resultados da participação dessas pacientes em um programa integral de ioga – incluindo 40 minutos de alongamentos leves, 25 min de meditação profunda, 10 min de exercícios de respiração, 20 min de apresentação sobre os princípios da ioga e 25 min de debate das experiências das participantes com a prática.
Publicados recentemente na revista científica Pain, os resultados indicaram que aquelas que participaram do programa apresentaram maiores benefícios na redução dos sintomas da doença, incluindo dor, fadiga, problemas de sono e distúrbios de humor, comparadas àquelas apenas em tratamento padrão. Além disso, as “iogues” aumentaram sua capacidade de realizar as tarefas cotidianas e apresentaram melhores estratégias de enfrentamento da doença.
“Embora a ioga venha sendo praticada há milênios, apenas recentemente os pesquisadores começaram a demonstrar seus efeitos em pessoas que sofrem de dores persistentes”, destacou o pesquisador James Carson. “As descobertas desse estudo piloto oferecem um promissor apoio preliminar para os efeitos benéficos da ioga em pacientes com fibromialgia”, concluiu.
Veja o texto original em inglês: http://www.webmd.com/fibromyalgia/news/20101014/yoga-eases-fibromyalgia-pain

Nenhum comentário:

Postar um comentário