3.12.10

Medicina Indiana é o futuro! por Dr Partap Chauhan* - publicado no site do centro de medicina indiana do rio


A vida moderna nos oferece muito conforto e luxo. O ritmo de vida tem aumentado constantemente, especialmente nas últimas duas décadas. Novos gadgets e equipamentos foram inventados para nos ajudar a trabalhar mais rápido e viajar para lugares distantes em um curto espaço de tempo. A tecnologia nos permitiu trabalhar mais em menos tempo e crescer materialmente. A revolução cibernética eliminou fronteiras e há mais oportunidades para o crescimento econômico. A medicina moderna muniu-se de ferramentas diagnósticas e terapêuticas potentes, capazes de identificar doenças com bastante precisão e, em muitos casos, suprimi-la.
Todas essas maravilhosas invenções dos tempos modernos foram originalmente descobertas para enriquecer nossa vida com saúde, felicidade e paz. Curiosamente, os resultados são totalmente opostos. Em nossa busca pela felicidade, saúde, paz e amor, encontramos mais doenças, distúrbios mentais, infelicidade e solidão. Isso significa que estamos indo na direção errada ou então não estamos identificando a raiz do problema.Caso contrário, estaríamos alcançando aquilo pelo qual lutamos... É hora de respirar fundo, relaxar e pensar para onde estamos indo.
Saúde não é apenas a ausência de sintomas ou desconforto físicos. O Ayurveda define a saúde como um estado de completo equilíbrio num nível físico, mental e espiritual. Enquanto o mundo moderno nos oferece soluções para o conforto do corpo e dos sentidos, essas "soluções" são realmente perturbadoras para a mente e são frustrantes para o espírito. Quando a mente está perturbada e há falta de amor em nossas vidas, são criados bloqueios e desequilíbrios em órgãos e sistemas físicos. É por isso que os nossos esforços para tornar-mo-nos saudáveis não estão funcionando e um caminho para resolver nossos problemas é Ayurveda, a medicina tradicional indiana.
O Ayurveda é definido como uma combinação de corpo, mente, sentidos e espírito. Cada um de nós tem um corpo, uma mente e um espírito, mas quase nada sabemos sobre eles. É como se estivéssemos dirigindo um carro sem saber muito sobre como ele funciona, qual tipo de combustível é o mais indicado ou, até mesmo, sem uma licença de motorista. O que aconteceria em tal situação? Certamente resultaria em grande número de acidentes! Isto é o que está acontecendo em nossas vidas. Não sabemos o quanto comer, quando e o quanto dormir, como relaxar a mente, como nutrir as emoções, como nos relacionarmos e qual o melhor alimento para o espírito. Tal como o exemplo do carro, temos também "acidentes", como diabetes, hipertensão, doenças auto-imunes, divórcios, depressão, traumas emocionais.
Como se vê, hoje as nossas doenças não estão limitadas apenas ao corpo. Mais e mais pessoas estão sofrendo nos níveis mental e emocional. Para tratar essas doenças é preciso enfrentá-los no local de sua origem. Nós não somos ainda capazes de suprimir os sintomas físicos de doenças porque são alimentados a partir de um nível sutil. Se queremos ver um mundo saudável, isso vai acontecer apenas através do Ayurveda, porque este é o único sistema médico, que atende ao ser humano em sua totalidade (corpo, mente, emoções, espírito).
Vai demorar mais alguns anos até que o mundo perceba o poder maravilhoso do Ayurveda. O que muitos não sabem é que a maioria dos sistemas médicos existentes está enraizada no Ayurveda, "mãe" de todos os sistemas de saúde. A medicina indiana não se limita apenas ao óleo de massagem (abhyanga) e ao shirodhara como a maioria das pessoas pensa. Ao contrário, abre um leque de soluções em todos os níveis do indivíduo e identifica soluções coerentes e de acordo com as necessidades de cada um.
--------------------------------------------------------------------------------
* Dr. Partap Chauhan (BAMS) formou-se em Ayurveda na Universidade de Delhi, Índia, estudando posteriormente com o renomado mestre do Ayurveda Sri Nanak Chand, especialista em Rasa Shastra. Embora pratique uma ciência médica muito antiga, Dr. Chauhan otimiza o uso de tecnologia moderna com o objetivo de levar o Ayurveda a todos os lugares do mundo. Ministra regularmente palestras e workshops em mais de 30 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário