O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história. O grande lance é viver cada momento como se a receita da
felicidade fosse o AQUI e o AGORA. Claro que a vida prega peças. É lógico
que, por vezes, o pneu fura, chove demais... mas, pensa só: tem graça viver
sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia?
Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão
na ida pro trabalho?
Quero viver bem.
2010 foi um ano cheio. Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também
cheio de problemas e desilusões. Normal.
Às vezes se espera demais das pessoas. Normal.
A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou. Normal.
2011 não vai ser diferente.
Muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, a
natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e
aí? Fazer o quê? Acabar com seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?
O que eu desejo para todos nós é sabedoria, luz, discernimento e
equilibrio! E que todos saibamos transformar tudo em uma boa experiência!
Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal educado. Ele passou na
sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim...
Entender o amigo que não merece nossa melhor parte. Se ele decepcionou,
passe-o para a categoria 3. Ou mude de classe, transforme-o em colega. Além
do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém.
O nosso desejo não se realizou? Beleza, não tava na hora, não deveria ser
a melhor coisa pra esse momento (me lembro sempre de um lance que eu adoro:
CUIDADO COM SEUS DESEJOS, ELES PODEM SE TORNAR REALIDADE).
Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano. Não
adianta lutar contra isso. Mas se a gente se entende e permite olhar o
outro e o mundo com generosidade as coisas ficam diferentes.
Desejo para todo mundo esse olhar especial.
2011 pode ser um ano especial, muito legal, se entendermos nossas
fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso.
Somos fracos, mas podemos melhorar.
Somos egoístas, mas podemos entender o outro.
2011 pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular... ou...
pode ser puro orgulho!
Depende de mim, de você!
Pode ser.
E que seja!!!
Feliz olhar novo!!!
Carlos Drummond de Andrade
Sobre meu despertar pessoal. Sobre o despertar e a vida. Sobre a vida e o despertar... Apreciem com o coração. :) Para sempre em construção!
27.12.10
20.12.10
Dicas para driblar a ansiedade e o estresse
1- Desintoxique-se: pratique a alimentação desintoxicante diariamente, fazendo uso dos sucos desintoxicantes de 1 a 3 vezes por dia, sendo o primeiro em jejum, logo ao levantar. Desta forma já fica declarado: desejo tomar este banho interno diariamente, favorecendo assim, que todo o meu organismo se alivie de toda a carga tóxica que existe em mim. Seja no físico, emocional, psicológico ou até mesmo no espiritual.
2- Alongue-se: já temos falado sobre os benefícios da atividade física como um excelente antídoto para a ansiedade e o estresse. Agora, uma esticada de cinco minutos antes de dormir pode fazer maravilhas pelo sono. Exercícios simples e rápidos dão uma mão para que o corpo comece a se desligar das tensões.
3- Aceite o ritmo da vida: as leis naturais obedecem a um ritmo. Existe hora para acordar, se alimentar, trabalhar e relaxar. O organismo gosta de rotinas e elas podem favorecer no combate à ansiedade fora dos trilhos. Quanto mais regular o horário das refeições, melhor a digestão e o aproveitamento dos alimentos, tão fundamental num organismo debilitado.
4- Faça arte: ela nos ajuda a expressar emoções bloqueadas, trazendo alívios e soluções. Cerque-se de cores, papéis, pincéis, tesoura, massinha e deixe a sua criança se divertir e brincar. Faça colagem ou risque e rabisque mandalas. Seja o que fôr, permita que seja catártico e divertido. Chore, ria, dance e cante, pois tenha certeza que seus males serão espantados.
5- Fique só: experimente ficar por um tempo escutando e dando atenção somente para vpcê. Não deixe ninguém importuná-lo. Então, use esse momento precioso para o que quiser: refletir sobre a vida, ouvir música, ver fotos. Desligue o telefone, computador e tranque o quarto. O importante é dedicar-se a você.
6- Pratique yoga, tai chi chan ou alguma prática oriental: sem risco de se machucar, você ainda re-aprende a respirar, meditar e flexibilizar todas as suas couraças musculares.
7- Receba massagem: pode ser shiatsu, ayurvédica, relaxante, enfim, aquela que te permite relaxar e sair renovado. Coloque na sua agenda: 1 vez/semana e não abra mão deste carinho/presente para você mesmo.
8- Valorize bons momentos: tenha a gratidão de ter sempre por perto de seus pensamentos recordações de bons momentos, quando a felicidade ocupou todos os seus espaços. É responsabilidade nossa mudar os pensamentos destrutivos e negativos e colocar no lugar os bons pensamentos. Faça uma lista destes momentos e use-os toda vez que vierem aqueles filmes repetitivos que não constroem NADA de bom para a sua vida.
9- Não exagere: a ansiedade gosta de transformar copos de água em tempestades. Neste momento, rir é o melhor remédio, porque sinceramente, é patético pensar que um copo de água vai alagar e submergir sua vida.
10- Pegue leve: todo mundo tem o direito de errar ou de cometer uma gafe de quando em vez. Excesso de controle e perfeição só serve para FRUSTRAR e deprimir. Nunhum coração aguenta isso. Tente ser mais seu amigo, mais condescendente, mais tolerante e mais LIGHT.
11- Busque contato com a natureza: ela faz um fio terra e te descarrega de tudo que está descompensado. Portanto, caminhe descalço na terra, na praia, tome banho de mar ou cachoeira, abrace árvores, admire o horizonte, a copa das árvores, o vôo e o canto dos pássaros. Vai gandaiá no mato.
12- Diga-me com quem andas: não se deixe rodear de pessoas amargas, pessimistas, negaticas e muito críticas e nervosas. Cuidado: tudo isso pega. Sempre que possível afaste-se de quem te leva para baixo. E, quando fôr inevitável, prepare-se para ser prático, objetivo e sair fora o mais rápido que puder.
13- Aproveite o trânsito: tenha sempre no carro CDs ou fitas de músicas, piadas, ou palestras que te elevem, te tornem uma pessoa mais esclarecida, ou simplesmente mais feliz.
14- Faça uso de terapias alternativas: escolha aquela que você sente mais sintonia. Pode ser floral, aromaterapia, fitoterapia, cromoterapia, homeopatia, enfim. Elas podem ser uma excelente ferramente de te acalmar, te preparar para chegar mais dentro de você, te despertar. Procure saber um pouco antes para fazer sua escolha. Depois procure um bom profissional.
15- Medite: existem tantas técnicas. Uma delas será a mais adequada para você. Existem as meditações ativas do Osho, as meditações com os mantras, as meditações budistas, aquelas que trabalham com visualizações. A própria prática da yoga ou tai chi chuan já pode te induzir a um estado de meditação. Qualquer que seja a técnica eleita, o espaço será sempre o mesmo: o de você ficar mais presente, mais atento ao que seu coração fala, o universo te sinaliza e oferece, ao aqui e agora, ao presente. Somente deste espaço você poderá tomar decisões lúcidas, conscientes e mais vitoriosas.
Em tempos de grandes mudanças é sempre bom lembrar...
Tenho esse texto há muito tempo. Ele não é meu, acho que é da Conceição Trucon, do site Doce Limão. Se não for, os créditos ficam...
17.12.10
TIMO, A CHAVE DA ENERGIA VITAL
No meio do peito, bem atrás do osso onde a gente toca quando diz Eu, fica uma pequena glândula chamada timo. Seu nome em grego, thymos, significa energia vital. Precisa dizer mais? Precisa, porque o timo continua sendo um ilustre desconhecido. Ele cresce quando estamos contentes, encolhe pela metade quando nos estressamos e mais ainda se adoecemos. Esta característica iludiu durante muito tempo a medicina, que só o conhecia através de autópsias e sempre o encontrava encolhidinho. Supunha-se que atrofiava e parava de trabalhar na adolescência, tanto que durante décadas os médicos americanos bombardeavam timos adultos perfeitamente saudáveis com megadoses de raios-x, achando que seu tamanho “anormal” poderia causar problemas.
Mais tarde a ciência demonstrou que, mesmo encolhendo após a infância, continua totalmente ativo: é um dos pilares do sistema imunológico, junto com as glândulas adrenais e a espinha dorsal, e está diretamente ligado aos sentidos, à consciência e à linguagem. Como uma central telefônica por onde passam todas as ligações, faz conexões para fora e para dentro. Se somos invadidos por micróbios ou toxinas, reage produzindo células de defesa na mesma hora.
Mas também é muito sensível a imagens, cores, luz, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras, pensamentos. Amor e ódio o afetam profundamente. Idéias negativas têm mais poder sobre ele do que vírus ou bactérias já que não existem em forma concreta, o timo fica tentando reagir e enfraquece, abrindo brechas para sintomas de baixa imunidade como herpes, por exemplo. Em compensação, idéias positivas conseguem dele uma ativação geral de todos os poderes, lembrando a fé que remove montanhas.
Um teste simples pode demonstrar essa conexão. Feche os dedos polegar e indicador na posição de OK, aperte com força e peça para alguém tentar abri-los enquanto você pensa “estou feliz”. Depois repita pensando “estou infeliz”. A maioria das pessoas conserva a força nos dedos com a idéia feliz e enfraquece quando se pensa infeliz. (Substitua os pensamentos por uma bela sopa de legumes ou um lindo sorvete de chocolate para ver o que acontece...)
Este mesmo teste serve para lidar com situações bem mais complexas. Por exemplo, o médico precisa de um diagnóstico diferencial - seu paciente tem sintomas no fígado que tanto podem significar câncer quanto abcessos causados por amebas. Usando lâminas com amostras, ou mesmo representações gráficas de uma e outra hipótese, testa a força muscular do paciente quando em contato com elas e chega ao resultado. As reações são consideradas respostas do timo e o método, que tem sido demonstrado em congressos científicos ao redor do mundo, já é ensinado até na Universidade de São Paulo (USP), a médicos acupunturistas.
O detalhe curioso é que o timo fica encostadinho no coração, que acaba ganhando todos os créditos em relação a sentimentos, emoções, decisões, jeito de falar, jeito de escutar, estado de espírito... “Fiquei de coração apertadinho”, por exemplo, revela uma situação real do timo, que só por reflexo envolve o coração. O próprio chacra cardíaco, fonte energética de união e compaixão, tem muito mais a ver com o timo do que com o coração – e é nesse chacra que, segundo os ensinamentos budistas, se dá a passagem do estágio animal para o estágio humano.
“Lindo!”, você pode estar pensando, “mas e daí?” Daí que, se você quiser, pode exercitar o timo para aumentar sua produção de bem-estar e felicidade.
Como? Pela manhã, ao levantar, ou à noite, antes de dormir.
Fique de pé, os joelhos levemente dobrados. A distância entre os pés deve ser a mesma dos ombros. Ponha o peso do corpo sobre os dedos e não sobre o calcanhar, e mantenha toda a musculatura bem relaxada.
Feche qualquer uma das mãos e comece a dar pancadinhas contínuas com os nós dos dedos no centro do peito, marcando o ritmo assim: uma forte e duas fracas. Continue por três a cinco minutos, respirando calmamente enquanto observa a vibração produzida em toda a região torácica.
O exercício estará atraindo sangue e energia para o timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando também pulmões, coração, brônquios e garganta. Ou seja, enchendo o peito de algo que já era seu e só estava esperando um olhar de reconhecimento para se transformar em coragem, calma, nutrição emocional, abraço.
Ótimo. Íntimo. Cheio de estímulo. Bendito timo.
Sônia Hirsh
14.12.10
Açúcar é uma droga?
Gente, o texto não é assim do tipo que me envolve, mas a informação é preciosa. Por isso, decidi compartilhar com vocês. Sublimem os "manu" e boa informação!
---
Bem, aqui quem vos fala é simplesmente um cidadão que recebeu um tapa na cara ao ler um livro sobre o nosso tão querido AÇUCAR - "Sem Açúcar Com Afeto" / Sônia Hirsch. O açúcar é uma coisa tão refinada que vai direto para o sangue e causa uma série de alterações físicas e mentais no consumidor.
O açúcar dá uma certa bobeira mental, cientificamente explicada pelo encontro da insulina com um aminoácido chamado triptofano que é rapidamente convertido no cérebro em serotonina, um tranqüilizante natural. “Madame está nervosa? Dá água com açúcar pra ela que passa.” Ou não é?
Na Índia, alguns séculos antes de Cristo, os médicos usavam o açúcar como remédio. Foi só ali perto do ano 600 que os Persas bolaram a rapadura, daí começou o tráfico. Na Europa não tinha açúcar, era importado e custava muito caro e só os nobres podiam comprar: " Nada de drogas para os pobres ".
Em 1532 Martin Afonso de Souza instalou em São Vicente o primeiro engenho de açúcar no Brasil, movido a escravos, é claro; "só 20 milhões de africanos dançaram nessa empreitada".
Em 1665 a Inglaterra já importava 8 milhões de kilos por ano. Nesse mesmo ano a peste bubônica matou 30.000 pessoas em Londres, pessoas que tinham acesso ao açúcar, porque no campo, entre os pobres ninguém morreu.
Será que ninguém desconfiou da relação da nova doença e o espantoso consumo de açúcar? Já que o açúcar predispõe o corpo a infecções por causa da acidez exagerada que ele provoca. Desconfiaram, mas ficaram calados pois seria um crime de lesa-majestade insinuar que a Coroa enriquecia as custas de um vicio pernicioso. E ai ficou por isso mesmo e está assim até hoje.
É UMA VERGONHA, QUE ATUALMENTE AS AUTORIDADES DE SAÚDE PERMITAM ISSO !!!
Por volta de 1600, as autoridade inglesas sabendo que o açúcar boa coisa não era, proibiram severamente o uso do açúcar para apressar a fermentação de cerveja, É CLARO, ELES A BEBIAM !!!
EM 1792 os melhores cientistas da Europa fundaram uma sociedade anti-sacarina.
Em 1912 o DR. Robert Boesler, dentista norte americano escrevia que " ...a moderna fabricação do açúcar nos trouxe doenças inteiramente novas".
O açúcar comercial nada mais é do que um ácido cristalizado. No passado, com seu alto preço só uma minoria nobre podia utilizá-lo, contudo, agora o seu altíssimo consumo está causando a degeneração nos seres humanos e até em animais. Por exemplo: beija-flores que utilizam bebedouros de água com açúcar.
Mas... e o açúcar mascavo orgânico, o mel, também fazem mal ???
Um exemplo bem simples para podermos entender:
Um certo dia, andando pela mata, uma pessoa descobriu a cana-de-açúcar "Nossa, que delícia !!! ” e levou para sua casa.
Bom...o mano consegui chupar 3 paus de cana em meia hora e ficou com a boca cansada. Ele devia ter ingerido aproximadamente 350 ml de um líquido contendo: água, sacarose, sais minerais, vitaminas, fibras, etc... Beleza, ele conseguiu digerir numa boa. Seu pâncreas nem reclamou.
E agora, todo mundo "chupa cana?” Passado algum tempo, eis que: " Pô mano, chupar cana num é mole não...num dá pra espremer o bagaço?" E deu ... inventaram a garapa. QUE MARAVILHA !!! Opa! ...”pêra” aí, ...mas já era tarde, o mano começou a tomar garapa que nem água - 500 ml a 1 litro em 10 minutos.
Aí o Sr. Pâncreas começou a reclamar porque estava fazendo horas extras todos os dias e insulina no mano !
Um certo dia, alguém resolveu ferver a garapa, e saiu o melado de cana, muito mais concentrado: 10 litros de garapa virou um copo de melado. ”Que delicia! Vamos fazer um bolo?...Que nada vai puro mesmo!” E aí o mano virou o copo pra dentro.
Imaginando a proporção: 10 litros de garapa dentro de um copo ingeridos em 10 minutos. É gente..., o pâncreas que se cuide!
Para agravar a situação, os Persas bolaram a rapadura, ainda mais concentrada, e logo após as benditas refinações. Aí "ferrou o jegue” !
Surge então uma doença nova e mortal: a DIABETES MELLITUS que fazia as pessoas eliminarem açúcar pela urina, ou seja, vazarem pelo ladrão.
Inicia-se a era das novas doenças "a degeneração da raça humana" causada pelo mau uso do açúcar, que causa um STRESS absurdo no organismo e o pâncreas para de produzir insulina.
Não bastando ainda, causa defeitos genéticos. Por exemplo: hoje, a cada 5
crianças que nascem uma será diabética. Quando você decidir ter um filho, junte mais 4 casais e joguem palitinho para sortear qual terá o filho diabético.
Hoje existem 6,5 milhões de diabéticos no Brasil. Morrem 300.000 por ano nos EUA.
Portanto não importa se é açúcar orgânico, mascavo ou mel o problema e a super concentração de açúcar; que quando ingerida, vai depressa demais para a corrente sanguínea, queimando todas as etapas da digestão, fazendo subir o nível da glicose no sangue, aí o pâncreas é obrigado a produzir uma quantidade extra de insulina. A insulina vai lá e abaixa o nível, aí da vontade de comer mais açúcar. Sobe o nível e o pâncreas solta insulina, abaixa o nível...E assim por diante, até chegar uma hora que o pâncreas não entende mais nada. Você come um bombom seu pâncreas solta insulina para caixa inteira; é a HIPOGLICEMIA. Entre jovens e adultos, três a cada cinco tem a doença - estágio pré-diabético.
SERÁ VOCÊ O PRÓXIMO ?
Como se não bastasse tanto malefício, a acidez causada pela ingestão concentrada de açúcar predispõe o corpo à infecções (como a conjuntivite) e também à vírus e bactérias.
Se você acha isso que leu agora uma questão de opinião, então continue como está! ....Ou então pare enquanto ainda é tempo, por amor à Si PRÓPRIO, à Deus e à Natureza !
MAS NÃO PARE POR AQUI !!!! Informe-se, discuta, reflita, passe para frente, descubra soluções, alternativas, pesquise ! Afinal fomos "viciados" a centenas de anos, por pessoas inocentes que só queriam dar um gostinho mais doce para aquela vida tão amarga e preconceituosa dos nossos antepassados, que no final, por ganância e falta de escrúpulos de uma minoria, nos foram omitida a verdade sobre tão doce e perigosa droga".
Mas hoje, basta de omissão ! Queremos tudo em pratos limpos, sem demagogias, nossas crianças não podem viver assim !!! Não podem nascer assim!!!
Precisamos de clareza no cérebro e não de serotonina !
Faço um apelo aos cidadãos: POR FAVOR, DIVUGUEM !!!!
Por Paulo Gibiologica
9.12.10
Ayurveda: a mais antiga de todas as medicinas
O ayurveda promove a saúde em seu sentido mais completo por meio do retorno à unidade como a Natureza. O termo significa duas palavras sânscritas (Ayur = vida; e Veda = conhecimento). O ayurveda, ou medicina védica, integra os Vedas — a doutrina sagrada da Índia antiga, o mais antigo registro conhecido da experiência humana. Para compreender essa abordagem da medicina, é necessário antes conhecer o sistema ayurvédico, que inclui aspectos físicos, psicológicos e espirituais da vida.
Os três doshas
Também de origem sânscrita, a palavra dosha pode ser traduzida de modo aproximado como "marca", "tipo".
Considera-se que, no âmago do ayurveda, está o conceito dos três doshas — Vata, Pitta e Kapha — os três princípios básicos metabólicos que ligam a mente e o corpo. Eles têm origem na diferente mistura de pares dos cinco elementos: do éter e do elemento ar surge Vata; do fogo e de um pouco de água vem Pitta; e da água e da terra surge Kapha. Através dos elementos e dos doshas, o Ayurveda determina a natureza básica do indivíduo e estabelece uma linha de tratamento adequada e suas necessidades reais.
Em seu estado natural, ou seja, em equilíbrio, Vata mantém a energia da vontade, governa a inspiração do ar atmosférico, a exalação, o movimento, as descargas dos impulsos, o equilíbrio dos tecidos e a acuidade dos sentidos.
Quando exacerbado, Vata causa secura, desidratação, escurecimento, descoloração, tremores, distensão abdominal, prisão de ventre, enfraquecimento, insônia, redução da acuidade sensorial (visão, audição, tato, paladar e olfato), incoerência ao se expressar e fadiga. Vata localiza-se no cólon (que é a sua sede) e onde ele tende a se acumular quando em desequilíbrio, nos quadris, coxas, ouvidos, ossos e no sentido tato.
Pitta, em condições normais, é responsável pela digestão, pelo calor, pela percepção visual, pela fome, sede, pelas condições da pele, pela suavidade externa do corpo, pela inteligência, determinação e coragem.
Quando exacerbado, causa coloração amarelada da urina, das fezes, dos olhos e da pele; pode também provocar fome e sede excessivas, sensação de queimação em qualquer parte do corpo e dificuldade para dormir. Pitta situa-se no intestino delgado (sua sede), no estômago, no suor, no tecido gorduroso, sangue, plasma, linfa e no sentido da visão.
Kapha, por sua vez, é responsável pela firmeza e pela estabilidade, pela manutenção dos fluídos corporais, pela lubrificação das articulações em geral, pelas emoções positivas como paz, amor e compaixão.
Quando exacerbado, reduz a capacidade digestiva e provoca a acumulação do muco, sensação de cansaço, de frio, de peso, palidez, dificuldade de respirar, tosse e um desejo excessivo de dormir. Kapha localiza-se no peito (sua sede), na garganta, cabeça, pâncreas, costelas, estômago, nariz e língua.
O ritmo biológico e os doshas
Hoje, conhecemos o ritmo biológico de numerosos parâmetros da vida, como por exemplo: temperatura do corpo, atividades hormonais no sangue etc.
Ayurveda considera diversos biorritmos, tais como ciclo diário, bem como a influência das estações e estágios da vida nos processos fisiológicos.
Levando em consideração a constituição individual, o Ayurveda recomenda rotinas diárias e sazonais baseados na variação dos doshas, seguindo alterações na natureza ou no organismo do indivíduo. O objetivo destas rotinas é evitar qualquer desequilíbrio fisiológico, especialmente nas épocas de transição.
A tabela abaixo mostra os períodos de exacerbação dos três doshas ao longo do dia.
Tratamento das doenças causadas pela exacerbação dos doshas
Vata:
Bebidas, alimentos e medicamentos (que são: oleosos, quentes, estáveis, afrodisíacos, tônicos, salgados, doces, azedos) óleos, exposição ao sol, banhos, massagem, enema, inalação, sono, descanso, ungüentos quentes.
Pitta:
Bebidas, alimentos “ghee” (manteiga derretida) e medicamentos (amargos, doces e adstringentes), vento frio, sombra, noite, hidroterapia, exposição ao luar, terapia com argila, laxantes, retirada de sangue.
Kapha:
Bebidas, alimentos e medicamentos (alcalinos, adstringentes, amargos e picantes) exercícios, atividade sexual, caminhadas, jogos aquáticos, exposição ao sol e calor, eméticos, compressas quentes.
Quando os doshas estão em estado irregular, ocorre doença ou “roga.” “Arogya” (sem “roga”) significa “com boa saúde.” O equilíbrio dos três doshas promove perfeita saúde.
Os três doshas criadores da realidade
Quando um médico ayurvédico observa o doente, procura sinais dos três doshas em todo o organismo, mesmo que não possa enxergá-los literalmente, porque os doshas são invisíveis. Eles governam os processos físicos do corpo, mas não são propriamente físicos. Costumamos chamá-los de “princípios metabólicos,” um nome abstrato. Mas ao aumentarem ou diminuírem, podem prender-se a certos tecidos ou mudar para partes do corpo que não são sua área. Estão na fronteira do mundo físico. Como ficam no espaço entre a mente e o corpo, não se parecem com nada que exista em nossa medicina ocidental. Vata, Pitta, Kapha só entram em foco quando começamos a observar-nos de uma perspectiva ayurvédica.
____
por Dr. Bokkula Ramachandra Reddy. extraido de: http://www.taps.org.br/Paginas/terartigo10.html3.12.10
Medicina Indiana é o futuro! por Dr Partap Chauhan* - publicado no site do centro de medicina indiana do rio
A vida moderna nos oferece muito conforto e luxo. O ritmo de vida tem aumentado constantemente, especialmente nas últimas duas décadas. Novos gadgets e equipamentos foram inventados para nos ajudar a trabalhar mais rápido e viajar para lugares distantes em um curto espaço de tempo. A tecnologia nos permitiu trabalhar mais em menos tempo e crescer materialmente. A revolução cibernética eliminou fronteiras e há mais oportunidades para o crescimento econômico. A medicina moderna muniu-se de ferramentas diagnósticas e terapêuticas potentes, capazes de identificar doenças com bastante precisão e, em muitos casos, suprimi-la.
Todas essas maravilhosas invenções dos tempos modernos foram originalmente descobertas para enriquecer nossa vida com saúde, felicidade e paz. Curiosamente, os resultados são totalmente opostos. Em nossa busca pela felicidade, saúde, paz e amor, encontramos mais doenças, distúrbios mentais, infelicidade e solidão. Isso significa que estamos indo na direção errada ou então não estamos identificando a raiz do problema.Caso contrário, estaríamos alcançando aquilo pelo qual lutamos... É hora de respirar fundo, relaxar e pensar para onde estamos indo.
Saúde não é apenas a ausência de sintomas ou desconforto físicos. O Ayurveda define a saúde como um estado de completo equilíbrio num nível físico, mental e espiritual. Enquanto o mundo moderno nos oferece soluções para o conforto do corpo e dos sentidos, essas "soluções" são realmente perturbadoras para a mente e são frustrantes para o espírito. Quando a mente está perturbada e há falta de amor em nossas vidas, são criados bloqueios e desequilíbrios em órgãos e sistemas físicos. É por isso que os nossos esforços para tornar-mo-nos saudáveis não estão funcionando e um caminho para resolver nossos problemas é Ayurveda, a medicina tradicional indiana.
O Ayurveda é definido como uma combinação de corpo, mente, sentidos e espírito. Cada um de nós tem um corpo, uma mente e um espírito, mas quase nada sabemos sobre eles. É como se estivéssemos dirigindo um carro sem saber muito sobre como ele funciona, qual tipo de combustível é o mais indicado ou, até mesmo, sem uma licença de motorista. O que aconteceria em tal situação? Certamente resultaria em grande número de acidentes! Isto é o que está acontecendo em nossas vidas. Não sabemos o quanto comer, quando e o quanto dormir, como relaxar a mente, como nutrir as emoções, como nos relacionarmos e qual o melhor alimento para o espírito. Tal como o exemplo do carro, temos também "acidentes", como diabetes, hipertensão, doenças auto-imunes, divórcios, depressão, traumas emocionais.
Como se vê, hoje as nossas doenças não estão limitadas apenas ao corpo. Mais e mais pessoas estão sofrendo nos níveis mental e emocional. Para tratar essas doenças é preciso enfrentá-los no local de sua origem. Nós não somos ainda capazes de suprimir os sintomas físicos de doenças porque são alimentados a partir de um nível sutil. Se queremos ver um mundo saudável, isso vai acontecer apenas através do Ayurveda, porque este é o único sistema médico, que atende ao ser humano em sua totalidade (corpo, mente, emoções, espírito).
Vai demorar mais alguns anos até que o mundo perceba o poder maravilhoso do Ayurveda. O que muitos não sabem é que a maioria dos sistemas médicos existentes está enraizada no Ayurveda, "mãe" de todos os sistemas de saúde. A medicina indiana não se limita apenas ao óleo de massagem (abhyanga) e ao shirodhara como a maioria das pessoas pensa. Ao contrário, abre um leque de soluções em todos os níveis do indivíduo e identifica soluções coerentes e de acordo com as necessidades de cada um.
--------------------------------------------------------------------------------
* Dr. Partap Chauhan (BAMS) formou-se em Ayurveda na Universidade de Delhi, Índia, estudando posteriormente com o renomado mestre do Ayurveda Sri Nanak Chand, especialista em Rasa Shastra. Embora pratique uma ciência médica muito antiga, Dr. Chauhan otimiza o uso de tecnologia moderna com o objetivo de levar o Ayurveda a todos os lugares do mundo. Ministra regularmente palestras e workshops em mais de 30 países.
1.12.10
Ioga pode melhorar o sono e reduzir fadiga de pessoas com câncer. Publicado no blog do Dr. Ruguê em 08/06/2010
A prática de ioga pode ser benéfica para pessoas que já tiveram câncer, pois ajudam esses pacientes a dormir melhor e a ter mais energia, segundo estudo que será apresentado em junho no Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica. Avaliando mais de 400 sobreviventes do câncer – a maioria tratada com quimioterapia para o câncer de mama -, os especialistas notaram que aqueles que passaram a praticar Hatha ioga e ioga restaurativa duas vezes por semana conseguiram, em um mês, largar os remédios para dormir, e apresentavam qualidade de sono 22% melhor do que aqueles que não participaram das aulas, que incluíam exercícios posturais e respiratórios.
Os resultados indicaram, ainda, que a ioga poderia reduzir a fadiga pela metade e levar a pequenos aumentos na qualidade de vida. “Temos uma intervenção estudada, uma que tem sido submetida a testes clínicos e, vejam só, parece ser benéfica”, destacou Douglas Blayney, presidente da Sociedade e pesquisador não envolvido com este estudo. No entanto, segundo o especialista, clínicos e oncologistas, frequentemente, se sentem desconfortáveis em aconselhar os pacientes o uso de terapias que são complementares ao tratamento padrão contra o câncer.
Leia o trabalho no WebMD – em inglês
Yoga no tratamento da fibromialgia. Publicado 19/10/2010, no blog do Dr. Ruguê
Todos nós que praticamos Yoga temos uma clara percepção dos efeitos da prática sobre a saúde. Métodos simples, fáceis, harmoniosos, nos reequilibram, promovem a saúde e a longevidade e, também, trata doenças estabelecidas. Em nosso esforço de demonstrar trabalhos científicos reconhecidos sobre o tema, apresento aqui uma pesquisa publicada na respeitada revista médica Pain, realizado por pesquisadores da Universidade de Ciência e Saúde de Oregon – USA.
Prática de ioga pode reduzir sintomas de fibromialgia, indica estudo:Alongamento, meditação e respiração controlada podem ajudar as pessoas que sofrem com as dores musculares e articulares que caracterizam a fibromialgia. Em estudo com 53 mulheres com fibromialgia, pesquisadores da Universidade de Ciência e Saúde do Oregon, nos EUA, observaram bons resultados da participação dessas pacientes em um programa integral de ioga – incluindo 40 minutos de alongamentos leves, 25 min de meditação profunda, 10 min de exercícios de respiração, 20 min de apresentação sobre os princípios da ioga e 25 min de debate das experiências das participantes com a prática.
Publicados recentemente na revista científica Pain, os resultados indicaram que aquelas que participaram do programa apresentaram maiores benefícios na redução dos sintomas da doença, incluindo dor, fadiga, problemas de sono e distúrbios de humor, comparadas àquelas apenas em tratamento padrão. Além disso, as “iogues” aumentaram sua capacidade de realizar as tarefas cotidianas e apresentaram melhores estratégias de enfrentamento da doença.
“Embora a ioga venha sendo praticada há milênios, apenas recentemente os pesquisadores começaram a demonstrar seus efeitos em pessoas que sofrem de dores persistentes”, destacou o pesquisador James Carson. “As descobertas desse estudo piloto oferecem um promissor apoio preliminar para os efeitos benéficos da ioga em pacientes com fibromialgia”, concluiu.
Veja o texto original em inglês: http://www.webmd.com/fibromyalgia/news/20101014/yoga-eases-fibromyalgia-pain
Assinar:
Postagens (Atom)